Página 1 de 7 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 98

Tópico: Máquina Arcade com PC

Exclamation Máquina Arcade com PC

Estou prestes a adquirir uma máquina arcade para lhe poder fazer uma ligação com um PC mas estou com algumas dúvidas acerca dos componentes apesar de já ter lido páginas e páginas sobre o assunto!
    Pelo que sei os monitores arcade têm uma frequência de 15Khz e não funcionam com as gráficas normais, só aplicando um software para o efeito, mas já vi que alguns monitores funcionam sem fazer qualquer alteração, que são os monitores 31Khz. Também encontrei uns monitores 24Khz que são os de dupla frequência...qual é a vantagem dos de dupla frequência em relação aos de apenas 15Khz? E será que consigo jogar jogos de pc normais com um monitor de dupla frequência?
    O outro aspecto importante será também a ficha jamma para depois ligar a um j-pac...
    Existe mais algum aspecto que deva procurar? Em princípio no sábado vou ver as máquinas que estão disponíveis e assim estava mais atento aos pormenores

Desculpem tanta pergunta mas quero certificar-me de que vou fazer uma boa aquisição Depois vou postando aqui as fotos do projecto

Obrigado a todos!

Administrador Tetris Champion Avatar de miglea85
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Viva cloaknite,
    Relativamente as perguntas das frequências não te sei dizer quais as diferenças e vantagens entre cada frequência disponível.
    Tenho a dizer apenas que mesmo os monitores de 15kHz dão para ligar pelo cabo VGA banal (azul) bastando apenas um programa para baixar a resolução até as 640 por 320. É apenas preciso fazer umas soldas segundo uns esquemas que encontras com facilidade no google. não deves ter problemas de maior. Com uma frequencia de 24kHz deves conseguir fazer o mesmo usando talvez resoluções de 800 por 600 (não tenho a certeza disto).

Penso que o jpac te resolve o interface total da maquina com o PC. Não usei esse método mas estou arrependido... Acho que é a maneira mais fácil de configuração e interface e acabava por me poupar 2 semanas de configurações do computador.

Não sei se vais conseguir jogar jogos recentes uma vez que as resolução são tão baixas. Nunca pesquisei sobre o assunto pois o meu objectivo eram mesmo os jogos antigos das maquinas e não sou grande fan de jogos recentes em PC. Apenas Gran Turismo 5 na PS3.

Pontos que deves ter em atenção é se o monitor funciona na perfeição. Pois isto é a essência da maquina, certo!?
    Depois penso que as madeiras/caixa deve ser o mais critico por causa da apresentação (digo isto porque não percebo nada de carpintaria, lolol).

Mesmo que os botões não estejam a funcionar consegue-se arranjar com muita facilidade em sites da especialidade na união europeia e com uma placa tipo I-Pac não utilizas a ficha jamma. Liga directamente via USB. Com o JPac o pior que te pode acontecer é teres que soldar uns fios para os botões.

Se tiveres mais duvidas ou eu não me tiver feito entender em alguma coisa pergunta novamente pois hoje estou todo queimado....
    Abraço,
    Miguel Leão
    Sou principiante, desculpem qualquer coisa...

My Little Collection:

My Little Projects:
    LionPin - WIP | LionCade - WIP | Williams No Fear - Minor Issues

Top Player Asteroids Champion Avatar de White_Spot™
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Tentando esclarecer um pouco essa história das frequências e duplas frequências. Tal como o termo indica (dupla frequência) o chassi tem capacidade de funcionar em duas frequências distintas, sendo que essas frequências são as que vem mencionadas lá. Existem também chassis de tripla e quadrupla frequência. A vantagem desse tipo de chassis é que suportam diferentes tipo de frequências logo diferente tipos de "hardware" (PCB´s) lá ligado.
    Para ligares um computador precisas de um chassi com a frequência mais elevada possível (31Khz inclusive para cima), só tendo interesse que esse chassi tenha dupla, tripla ou mais frequências se lhe fores ligar um PCB arcade mais antigo por exemplo.
    Se te vais limitar a emulação com um computador cinge-te a chassis de 31Khz, o que tiver a mais ou a menos (desde que também tenha os 31Khz) podes considerar um extra.

Com ficha ou sem ficha JAMMA... mais uma vez o importante aqui é saber como vem o cabinet. Vantagens ou desvantagens são muito ténues e a meu ver cingem-se ao que irás gastar para fazer a interligação com o computador.
    Se tiver ficha JAMMA "usas" um J-Pac... ou retiras a fichas e usas um I-Pac... Se não tiver ficha JAMMA usas um I-Pac, ou metes uma e usas um J-Pac lol.
    Tal como disse uma coisa não inviabiliza outra e tudo se resume ao preço das coisas a usar.

Relativamente a outros detalhes a teres em conta... o principal é um chassi mais recente e de preferência de 31Khz (com ou sem mais frequências), ter já uma botoneira de 6 botões por cada jogador, e claro, verificar a integridade da madeira (contraplacado ou lá como se chama) que pode estar a desfazer-se devido a humidade ou de andar aos tombos. Se não for de humidade é uma questão de reparar e isso é um processo relativamente simples e barato. Se estiver a desfazer-se da humidade é complicado pois o dano pode ser mais extenso do que aquilo que estarás a ver. Podes sempre verificar se tem amplificador de som pois pode ter utilidade.

Já agora... optares por um cabinet com menos madeira e mais metal / plástico, ou seja, algo dentro do género de uma Naomi Universal. São mais caras, por defeito os monitores só tem uma frequência (31Khz) e o mais certo é só ter dois a três botões consoante o jogo instalado e não seguirem a norma JAMMA. Podem ter à primeira vista muitos contras, mas sem dúvida alguma que é a escolha mais acertada em termos de durabilidade e manutenção pensando a longo termo.

No fundo é uma questão de dentro dos 31Khz ver o que tem mais e em melhor estado, aliado claro ao preço que te pedirem.

Qualquer coisa é só perguntares e se puderes não te comprometeres com nada antes de falares com a malta aqui melhor. Tenta tirar fotos para nos mostrares e assim te podermos ajudar melhor na tua escolha.

Boas pessoal, finalmente comprei a máquina! Já estive a testar e parece estar tudo ok, só gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas, se puderem é claro
    Mas antes disso aqui vão as prometidas fotos

https://www.dropbox.com/sh/usyricfxr6ljxo0/CD0PfBzvK5

Agora as dúvidas:

-O monitor tem uma saída VGA, será que posso ligar lá um PC?
    -Se repararem o monitor tem um risco do lado esquerdo, será afinação? Eu vi que a máquina tem uns controlos para finar o monitor mas não queria mexer sem primeiro saber o que fazem
    -Sabem como é que se abre os comandos da máquina? É que os joysticks são estão a funcionar em 4 direcções e pelo que vi na net alguns dão para mudar pra 8!
    -A ficha de ligação parece-me jamma, acho que não errei

Obrigado por tudo pessoal!

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Respondendo ás tuas perguntas:

-O monitor tem uma saída VGA, será que posso ligar lá um PC? Sim podes, mas tens de ter em atenção a resolução permitida por esse chassi. Verifica isso nesse manual o qual não tenho a certeza se é o chassi que aparece nas fotos (não estive a verificar).
    -Se repararem o monitor tem um risco do lado esquerdo, será afinação? Eu vi que a máquina tem uns controlos para finar o monitor mas não queria mexer sem primeiro saber o que fazem Esses controlos permitem várias afinações e podes tentar ver se faz desparecer esse risco, o qual não estou a ver a sua origem.
    -Sabem como é que se abre os comandos da máquina? É que os joysticks são estão a funcionar em 4 direcções e pelo que vi na net alguns dão para mudar pra 8! Para acederes à parte de baixo da botoneira, neste caso tens de desapertar 3 parafusos na botoneira (junto dos botões mesmo), um em cada lado junto dos botões de 1 e 2 Player, bem como um terceiro a meio em baixo. Depois é questão de veres na parte de baixo do stick se tem alguma patilha para mexer tipo o que se vê em branco do lado direito dos sticks na seguinte foto.

-A ficha de ligação parece-me jamma, acho que não errei Sim a ficha é JAMMA apesar do Sega Model 3 não ser JAMMA. Basicamente fizeram um adaptador para ligar o mesmo à ficha JAMMA.

Agora algumas apreciações sobre o cabinet em si. Este modelo é igual a uns dois que já tive. Até que são bastante bons a meu ver. O teu aparentemente tem a parte da frente inferior bastante mal tratada... isto para não dizer que essa parte está completamente destruída dasss. Recuperar / reparar isso não será muito fácil.
    Fora isso nada mais a apontar desde que tenha sido em conta .

Acho que os joysticks não tem esse switch, tenho que ver melhor Já andei a mexer nos controlos do monitor e o risco é mesmo do jogo porque quando mexo na imagem o risco também anda de um lado para o outro! Quanto ao pé da máquina estar assim foi um ponto negativo mas eu tenho um ajudante bom na bricolage e diz que é fácil de arranjar Também reparei que um dos botões em cada jogador não está ligado, provavelmente quando tiver o j-pac tenho que ligar à parte Agora começa a diversão

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Isso do risco é estranho ser do jogo... mas lá está só vendo e testando a coisa.

Fácil de arranjar essa madeira é como quem diz, mas sim faz-se.

O último botão não estar ligado... não sei o porquê mas aqui no meu cabinet é igual.

Debruçemo-nos sobre o assunto ...

Vamos ver quantos "fios / pinos" são precisos para se ter a seguinte configuração:

2 x Player Start = 2
    2 x 6 botões ação = 12
    2 x 4 posições stick = 8

Dá no total 22 fios / pinos, ao que se tem de juntar mais um de massa comum, logo 23 fios / pinos para os 25 da ficha paralela. Sobram 2 o que daria para o sexto botão de cada jogador

No meu caso ainda existe um botão de select o que aí sim não chegariam os pinos da porta paralela.

Este é o aspeto da parte interior da minha botoneira que será similar (ou igual) à que tens. Assim por alto só estarão a ser usados 21 pinos pois aparentemente o PCB não permite mais.

Presumo que quando desenvolveram este sistema não pretendiam usar tantos botões, mas sim os padrões no sistema MVS da SNK, ou seja 4 botões de ação por jogador mais 2 botões (up e down) para seleção do jogo, o que daria [(2 X 4 ação) + (2 x 4 stick) + 2 game select + 2 player select + 1 ground] = 21.
    Resumindo, os tais 21 pinos que tenho naquele PCB onde liga o cabo paralelo .

Mistery solved .

Também me pareceu que fosse isso, porque também reparei que a PCB não dá para mais fios, eu vou comprar o j-pac e quando o receber vejo melhor mas talvez seja melhor por um cabo à parte para esse sexto botão Já agora, conhecem algum site barato para comprar o j-pac? O mais barato que encontrei foi aqui http://www.arcadeshop.de/Encoder-J-PAC-v3_799.html

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Sim a melhor solução será passara um bom cabo (vários fios conforme necessário) por fora. Onde comprar o j-pac barato? Não sei, só procurando mesmo na internet.

Encontrei uma placa do genero daquela dos controlos mas com mais entradas para fios, será que se meter uma placa dessas o interface jamma vai aceitar o botão extra? A placa é esta http://viewitem.eim.ebay.pt/DB25-Mal...775143431/item

Obrigado pelas respostas

Data de Ingresso
    Jan 2010
    O que irá acontecer é que irás utilizar a total capacidade do teu cabo paralelo, mas é preciso saber se no outro lado, no PCB onde está a ficha JAMMA existe também pistas (ligações) para esses pinos. Eventualmente não terá logo... de nada te serve sem fazeres uma adaptação nesse PCB também.
    Não deverá ser nada de muito complexo de analisar e de encontrar uma solução a meu ver.

Boas pessoal! Já encomendei o meu j-pac que deve chegar ainda esta semana e já fiz uma limpeza à máquina. O pé partido está quase pronto também! Eu depois meto umas fotos novas Infelizmente no meio disto tudo o virtua striker deixou de funcionar Quando ligo a máquina não dá som nem imagem :S Já desliguei as fichas todas e voltei a ligar mas sem sucesso, alguma dica?

Já agora, eu vi na net uns quadrados de plástico que se metem nos joysticks para ficarem 8-way, sabem onde poderei arranjar isso?
    Última edição por cloaknite; 03-12-2012 às 11:51.

Data de Ingresso
    Jan 2010
    cloakite essas cenas são para tornar sticks de 8-way para 4-way e são conhecidos por restrictors, logo não vejo interesse nisso para ti.

Isso do Virtua Striker deixar de dar é que é mau. Fizeste alguma coisa antes de isso deixar de dar? Confirma as ligações se estão todas direitas e se tens as devidas tensões (voltagens) a sair das fontes.

Haaaa e queremos ver fotos com fartura disso é claro.

Pensei que era para fazer o contrário, de 4-way para 8-way Quando tiver os jogos todos testarei a ver se existem diferenças Não sei o que fiz mas penso que nada, pode ter sido o jogo que tenha avariado mesmo, já andei lá de secador e tudo! Acendem algumas luzes mas as que costumavam acender estão apagadas

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Tira fotos e mostra aqui para se perceber essa das luzes. Secador é preciso ter cuidado para não aquecer em demasia o que quer que seja.

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem