Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Adaptação de (caixote) arcade para MAME

Adaptação de (caixote) arcade para MAME

.

Boas a todos!!

Cá estou eu de volta a estas lides novamente.

Não sou muito de arcades.. Mas um colega meu desafiou-me a irmos buscar 2 caixotes para construir um projecto MAME e eu lá fui na conversa!!

A primeira aventura foi logo o ir buscar o caixote. Nunca pensei que estas coisas fossem tão grandes e tão monstruosamente pesadas

Depois de a desmontar toda (o ecrã ficou lá porque era sucata) lá consegui trazer a máquina em cima das barras do carro.. e descarregar!

.

Depois começou a saga..

Em primeiro lugar tive obrigatoriamente de cortar aquele pequeno monstro. Pois a máquina tem de caber numa porta de 63 centimetros.

Desmontar...

Lavar tudo..

(...)

(...)

Arranjar lugar para o PC (assim fica com um acesso bestial pelas portas dos moedeiros):

Tapar furos e pintar tudo de branco..

(...)

(...)

Em relação ao ecrã... Como tive de cortar a máquina, para caber na porta, um cinescópio que era a minha opção favorita ficou inviabilizado.

Assim.. Após muito pensar no assunto, acabei por comprar no OLX um monitor de 20" com formato 4:3.

A vantagem de um monitor antigo.. Um ecrã 4:3.

Mais tarde tive outra vantagem. Como as colunas precisam de um amplificador.. Liguei audio do PC ao monitor e depois desliguei as colunas integradas e liguei as colunas da maquina.. eheheh.. um atalho interessante! LOL

As desvantagens:

. Monitor precisa de ser ligado manualmente
    . Resolução 640x480 que para configurar windows e programas é horrivel!!

.

Quanto à fixação.. 2 pedaços de montante de pladur e ficou impecável...

(...)

(...)

Finalmente os comandos..

Aquela arte da base dos comandos era muito feia..

Sendo assim.. Lixei a pintura que o acrilico tinha na parte de baixo e pintei de preto.

Depois de montado ficou impecavel.

(...)

.

Neste momento já tenho tudo montado

E já comecei a configuração do PC.

Estou a seguir este manual para instalar o Hyperspin:

https://gameroomsolutions.com/setup-...ch-full-guide/

.

Cenas dos próximos capítulos:

Ligação dos comandos ao PC.

Eles estão ligados a uma placa (fabricada pela Hyper M.A.R.) mas que pelo que vejo no circuito apenas faz a ligação entre cada botão e um pino da Porta LTP1.

Estou cá desconfiado que terei de comprar uma i-pac ou coisa do genero... Pois acho que o windows não reconhece este comando tão simples!

.

.

Já mandei vir 2 destes da França!

Agora é esperar para ver se resolve a ligação dos comandos ao PC...

.

Top Player Asteroids Champion Avatar de White_Spot™
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Bem vindo de volta strutch .

Ideia interessante essa de teres cortado a máquina literalmente a meio .

Quanto ao ecrã não percebi porque essa da resolução tão baixa, não dá para mais? Se não der também não precisas de trabalhar nele enquanto configuras tudo, ligas a um ecrã com melhor resolução e depois de tudo terminado mudas para esse.

Eu quando comecei (e nunca acabei) o meu projecto similar foi o que fiz pois ia usar o ecrã de origem da máquina.

Sobre essa placa de interface da botoneira ao computador, sim ela não é suficiente e apenas serve para levar a "cablagem" de forma mais organizada para o interior / parte de trás da máquina. Na outra ponta terias de ter o cabo LPT ligado à placa da foto que está mais abaixo. Nessa placa depois ligava o jogo JAMMA ou outra placa que ligava ao computador contendo o sistema proprietário da Hyper M.A.R..

Já agora podes indicar nome ou link dessa placa que mandaste vir de França? Como estou em vias de finalmente fazer um projecto destes para uma pessoa usando uma máquina igual à minha (Hyper Play da Hyper M.A.R.) é sempre bom saber de novas alternativas para a interface entre a botoneira e o computador.

.

Boas WhiteSpot! É verdade.. Tenho andado mesmo longe destas lides nos ulitmos tempos!

Confesso que essa placa já foi para um electrão.. Estava tão convicto que ia ter de mandar vir um adaptador USB que nem me preocupei muito com o assunto.

Mandei vir do ebay. Basta pesquisares por "zero delay arcade encoder".

Se tiveres vagar para esperar cada um fica em +\- 3€ vindo da china.

Eu mandei vir (supostamente) de França por 6€ cada mas afinal descobri que estão a vir de Hong Kong!! Lá vou eu para o mundo das reclamações!!

.

Quanto ao ecrã.. bom.. talvez tenha feito asneira.. mas o meu pensamento foi o seguinte:

O ideal é ter um monitor que tal como os jogos que lá vou ter tenha o formato 4:3.

Pois se tiver um monitor 16:9 vou acabar por não ter tanta área util de ecrã!

Um monitor 4:3 de 20" tem 30.5cm de altura.

Com formato 16:9 só temos essa altura a partir das 25".

E como a largura do ecrã está limitada à largura da caixa.. teria de ir no máximo às 26 ou 27"..

Quando vi um monitor 4:3 de 20" à venda no OLX.. Atirei.me de cabeça.. e pelo preço que paguei também vou sempre a tempo de o trocar por outro..

A configuração do PC não é problema pois ligo-lhe outro monitor para isso.

O maior senão é precisar de ser manualmente ligado e alterado para modo PC quando se liga. Mas isso também não me aborrece muito..

.

PS - É engraçado que fui com um amigo buscar os caixotes.. e eu fiquei com a minha e ele trouxe uma igualzinha à tua! Para mim não servia porque eu tinha mesmo de cortar a máquina para os 63 cm para caber na porta!!!

.
    Última edição por strutch; 18-12-2017 às 09:42.

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Citação Postado originalmente por strutch Ver Post
    .

Boas WhiteSpot! É verdade.. Tenho andado mesmo longe destas lides nos ulitmos tempos!
    É um mal geral my friend.

Citação Postado originalmente por strutch Ver Post
    ...

Mandei vir do ebay. Basta pesquisares por "zero delay arcade encoder".

Se tiveres vagar para esperar cada um fica em +\- 3€ vindo da china.

Eu mandei vir (supostamente) de França por 6€ cada mas afinal descobri que estão a vir de Hong Kong!! Lá vou eu para o mundo das reclamações!!
    Eu acabei por ir pesquisar e pela tua foto percebi que era esse zero delay arcade encoder e em princípio (eventualmente) mandarei vir um kit da China composto por dois encoders + botões e sticks iluminados na casa dos 30€.

Sobre teres mandado vir de França e afinal vir da China... eu recentemente comprei um programador de eproms por 3€ e tal em Inglaterra para o receber mais rápido (na China custava 1€), quando dei por ela o gajo enviou aquilo da China. Deixei-me ficar até o prazo de entrega passar e não ter recebido nada. Contactei o Ebay a dizer que não tinha recebido e o gajo pediu para esperar mais um pouco. Perguntei de onde tinha mandado o material porque no "anúncio" dizia artigo em Inglaterra e o tracking number dizia China. No dia seguinte tinha o reembolso total sem mais qualquer conversa e na caixa de correio o programador lol. Como não tive de assinar nada ele nunca saberá se recebi ou não o material. Pode ser que tenhas sorte e a chico-espertice dele te compense no final de conta.

Fico a aguardar novidades do teu projecto e prometo que assim que começar o meu meto aqui também .

.

Já está a rolar uma reclamação desde há 2 dias contra o malandro!

Mesmo recuperando esse valor.. o problema é que fico a olhar para ela sem poder jogar.. LOL

Entretanto já tem o acrílico com uma luz vermelha (usei um resto de tira de leds que tinha) com um vinilico (escolhi esta imagem porque acho que fica bem e afinal de contas é o que a máquina agora é!)

Em relação ao som.. fiz um esquema interessante..

Liguei o som do PC ao monitor.. abri a TV e saquei os fios que alimentam as colunas da TV para fora e liguei-lhes as colunas da máquina.

Desse modo tenho a grande vantagem de poder controlar o volume com o comando!!

.

Data de Ingresso
    Jan 2010
    Bem jogado com essa "ligação" do som .

No meu caso talvez amanhã já me entregam a máquina e assim posso começar a analisar o que vai precisar pois disseram que muito provavelmente / quase de certeza tem o chassi avariado. Trabalhar trabalhar no projecto deve ser só para o ano (já não falta muito) hehe.

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem